Durante a Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), desta quarta-feira (6), o deputado estadual Marcinho Oliveira (UB), relatou que luta em defesa do povoado do Departamento, comunidade quilombola em Itatim, cujas terras, à margem da BR-116, são objeto de ação de desapropriação pela ViaBahia.
Ele anunciou ainda que fará audiência, na Sema, para tratar sobre canteiros, impedidos de trabalhar em pedreiras locais, por morosidade da ANM.
“Nesse vídeo, nosso Deputado fala sobre uma luta que está travada em Itatim há anos, para regularização das pedreiras nos órgãos ambientais, que se dedicam de forma desproporcional à fiscalização, mas ignoram que precisamos preservar os postos de trabalho, já que essas empresas garantem a subsistência de duas mil famílias”, explicou a prefeita Daiane dos Anjos.
“Outra luta que temos enfrentado em Itatim é com a Concessionária ViaBahia. A empresa se transformou num verdadeiro problema quando passou a pressionar os pequenos comerciantes, que tiram seu sustento há anos às margens da BR 116! Como se não bastasse, a comunidade quilombola, que tem sua cultura protegida pelo próprio governo federal, também tem sido alvo da Concessionária, já que vive no Departamento, às margens da rodovia. A Concessionária pede a desapropriação de todos! Onde eles vão viver? Onde vão comercializar seus produtos?”, questiona a gestora.
De acordo com Daiane, os órgãos não devem interferir de forma negativa no modo de vida estabelecido há gerações em função tão somente do cumprimento da lei.
“Esses órgãos não devem interferir de forma negativa no modo de vida estabelecido há gerações em função tão somente do cumprimento da lei, quando não ofertam outras oportunidades de subsistência. Precisamos de políticos comprometidos com seus eleitores e com a identidade dos seus municípios, para que ações como essas não desalojem famílias, fechem empresas e prejudiquem a vida de milhares de pessoas por falta de sensibilidade às particularidades de cada região! Valeu, Marcinho!”, finalizou agradecendo.