BahiaItatim

Vacinação contra Covid na BA: veja perguntas e respostas


Começou nesta terça-feira (19), em uma cerimônia simbólica no santuário das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), a vacinação contra a Covid-19 na Bahia.

Devido ao número reduzido de doses (376.600), poucos grupos prioritários vão ser imunizados neste primeiro momento. Como são duas injeções para imunizar cada pessoa, 188.300 baianos devem ser vacinados. Essas pessoas correspondem a 10,46% do total do grupo 1 no estado, que é de 1,8 milhão de pessoas.

Das mais de 376 mil doses, cerca de 45 mil ficarão em Salvador. Para a imunizar todas as pessoas que fazem parte do grupo prioritário da 1ª fase, a capital precisa de 168 mil doses. As 45 mil representam um percentual de 26,78% do total necessário.

Já para o interior do estado, foram enviadas cerca de 166 mil vacinas, que correspondem à primeira dose. As outras 166 mil, referentes à segunda dose, foram retidas pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e serão enviadas dentro de duas a quatros semanas.

O plano de imunização estadual contra a Covid-19 foi divulgado pelo governo da Bahia na sexta-feira (15). Ele será dividido em quatro etapas e cada fase da campanha de vacinação terá a duração de um mês.

Veja abaixo perguntas e respostas sobre a vacinação contra a Covid-19

CoronaVac, vacina produzida pelo Butantan – Foto: GOVESP

Quem será vacinado na primeira etapa na capital e no interior da Bahia?

A primeira remessa recebida nesta segunda-feira (18) vai imunizar 188.300 baianos. O plano de vacinação da Bahia e de Salvador, que define os grupos prioritários de vacinação, segue os moldes do Ministério da Saúde. Confira os grupos prioritários desta 1ª fase:

  • Trabalhadores da Saúde;
  • População idosa com 75 anos ou mais;
  • Pessoas com 60 anos ou mais, que vivem em instituições de longa permanência, asilos ou instituições psiquiátricas;
  • Indígenas, aldeados, povos de comunidades ribeirinhas.

Como as doses que serão recebidas não são suficientes para todo o grupo prioritário da fase 1, ela será divida, segundo informações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

A vacina tem quantas doses?

Cada pessoa que for vacinada pela CoronaVac vai receber duas doses, com intervalo de duas ou três semanas. Na capital, serão aproximadamente de 45 mil pessoas.

Qual o calendário de vacinação para os outros grupos?

Não há previsão para o início da vacinação de outros grupos.

Quando os idosos serão vacinados?

Na capital, será imunizada na primeira fase a população idosa com 75 anos ou mais e pessoas com 60 anos ou mais, que vivem em instituições de longa permanência, asilos ou instituições psiquiátricas.

Qual vacina será aplicada?

Por enquanto, duas vacinas foram aprovadas para uso emergencial no Brasil. A CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan chegou nesta segunda (18).

A vacina de Oxford, desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ainda não está disponível.

Quais serão as fases de vacinação?

De acordo com o plano de vacinação da Bahia e de Salvador, que segue os moldes do Ministério da Saúde, os grupos prioritários de vacinação são:

  • Primeira fase: trabalhadores da Saúde; população idosa com 75 anos ou mais; pessoas com 60 anos ou mais, que vivem em instituições de longa permanência, asilos ou instituições psiquiátricas; indígenas, aldeados, povos de comunidades ribeirinhas.
  • Segunda fase: pessoas de 60 a 74 anos.
  • Terceira fase: pessoas com comorbidades crônicas; tranplantados e obesos.
  • Quarta fase: trabalhadores da educação; pessoas com deficiência severa; membros das forças armadas; membros das forças de salvamento; funcionários do sistema carcerário; população em privação de liberdade; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores rodoviários de carga.

Há seringas e agulhas suficientes?

O governo do estado afirma possuir 10,2 milhões de seringas e agulhas em estoque para a vacinação. Ainda de acordo com a administração estadual, outros 19,8 milhões de seringas e agulhas foram comprados pela Secretaria Estadual da Saúde, para a vacinação após as 4 primeiras fases estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Quais são os pontos de vacinação?

De acordo com o governo do estado, estão previstas 5.114 salas de vacina e 50 mil profissionais de saúde envolvidos na operação da imunização contra a Covid-19 em todo o estado.

Na capital, serão 32 postos para vacinação implantados em locais estratégicos da cidade, incluindo nove estruturas que irão operar no sistema drive thru – com a aplicação da vacina sem a necessidade do cidadão descer do veículo.

Preciso levar algum documento ou me cadastrar em algum site?

Não. Todas as pessoas serão vacinadas, mesmo que não apresentem algum documento. Basta comprovar que pertence ao grupo prioritário correspondente à fase da vacinação.

No entanto, para fazer o controle, o Ministério da Saúde diz que é importante informar o número do CPF ou apresentar o Cartão Nacional de Saúde (CNS) – o Cartão do SUS.

Caso a pessoa não esteja cadastrada nas bases de dados do Ministério da Saúde, o profissional no posto de saúde poderá registrá-lo no momento do atendimento.

É verdade que o Ministério da Saúde está fazendo um agendamento para receber a vacina?

Não é verdade. Em nota, o Ministério da Saúde disse que não realiza agendamento para aplicação de nenhum tipo de vacina, e nem envia códigos para celular dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Não sou grupo de risco, não sei quando serei vacinado pelo SUS. Poderei comprar a vacina em uma clínica particular?

Ainda não há uma previsão de quando as clínicas particulares conseguirão comprar lotes das vacinas contra a Covid-19 que forem aprovadas no Brasil.

A orientação dos órgãos de saúde nacionais e internacionais é que todas as doses produzidas pelos laboratórios neste primeiro momento sejam direcionadas aos governos, com a finalidade de garantir que as pessoas dos grupos de risco sejam imunizadas o mais breve possível.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo