O Ministério do Turismo estima que o São João movimente R$ 2 bilhões em toda a Bahia, com a circulação de 1,5 milhão de pessoas pelos municípios. O governador Jerônimo Rodrigues ressalta a participação da gestão estadual na organização do evento, com mais de R$ 100 milhões investidos no apoio a municípios, segurança, saúde, promoção, comunicação e contratações.
Com eventos de grande, médio e pequeno portes em mais de 300 municípios, o São João da Bahia é a maior festa do Brasil. Segundo o Governo do Estado, mais de 2 milhões de pessoas circulam pelo território baiano neste período. Metade delas saem de Salvador com destino ao interior e os outros 50% circulam entre as cidades que realizam os festejos.
Muitos destes amantes da celebração nordestina deixam a capital de carro e participam daquele famoso engarrafamento na BR-324, principal saída dos municípios que compõem a Região Metropolitana. Outros deixam a cidade através do Sistema Ferry-boat, sobretudo aqueles que vão para o Recôncavo ou municípios do entorno da Baía de Todos-os-Santos.
Pela Rodoviária de Salvador, também é grande o volume de pessoas que viajam entre os dias 20 e 30 de junho. Tanto é que a Agência Reguladora de Transportes do Estado disponibiliza mais de mil horários extras para os passageiros dos ônibus de viagem.
O Governo da Bahia tem grande protagonismo nos festejos juninos e este ano homenageará o cantor Zelito Miranda, que morreu ano passado e em 2023 será tema da festa organizada pelo Estado. Além de apoiar centenas de prefeituras, é quem promove a principal festa de Salvador, com arraiás no Pelourinho, levando forró para todas as praças e largos, além de fazer uma bela decoração e no Parque de Exposições, com shows dos principais nomes da música brasileira. A coordenação dos eventos é da Sufortur – Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado.
No interior da Bahia, com certeza, as melhores opções para você se divertir no São João é em Itatim, Castro Alves e Iaçu. Confira as atrações abaixo