Durante o pleito eleitoral, no primeiro turno das eleições em Itatim a Polícia Militar empregou todo o efetivo do Pelotão local de forma a manter todos os locais de votação policiados.
Segundo o tenente Benjamin, comandante do Pelotão da PM no município, 18 policiais e 4 viaturas foram empregados no evento, que transcorreu sem anormalidades.
“Durante o pleito as únicas ocorrências que houve foram as substituições de duas urnas que apresentaram defeito. Uma na Escola Geraldo Nogueira, na zona urbana, e outra na Escola José Alencar, no povoado das Cabaceiras. Os eleitores foram conscientes do seu dever cívico, respeitaram as diferenças das preferências adversárias e o clima foi de paz”. Disse o tenente.
Ele complementou ainda que o atraso na votação atrapalhou bastante o processo, pois os últimos eleitores concluíram o voto por volta das 20:00 h. Com isso, a missão do policiamento que começou com a escolta e guarda das urnas na manhã de sábado, terminou às 23:30 h de domingo, após a escolta das urnas para o fórum de Santa Teresinha.
Todo o esquema montado para o primeiro turno será repetido no segundo turno, dia 30 de outubro, afirmou o tenente.