A Associação de Escaladores de Itatim, com o apoio da Prefeitura Municipal, irá promover o III Festival de Escalada de Itatim, um evento esportivo que irá reunir escaladores na cidade e apresentar a escalada ao público interessado.
Durante três dias de atividades diversas o evento fomentará o esporte, divulgando a cidade de Itatim como um dos melhores lugares do mundo para a prática de escalada.
As primeiras edições, realizadas em 2014 e 2015, foram um sucesso. E agora, após um hiato de 7 anos a Associação de Escaladores de Itatim (AEI), à frente da organização, vai retomar o ciclo anual do evento, que acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de janeiro de 2023.
Além do kit, a inscrição dá direito a participar de todas as oficinas, palestras, sorteios e garante acesso ao alojamento gratuito. (inscreva-se)
O QUE VAI ROLAR?
27 de janeiro de 2023 (sexta-feira)
08:00
Escalada Livre
18:00
Recepção/Credenciamento (Alojamento)
20:00
Abertura Oficial (Praça da Liberdade)
20:30
Palestra LP Silva (Praça da Liberadade)
21:30
Sorteio de Brindes (Praça da Liberdade)
28 de janeiro de 2023 (Sábado)
07:00
Credenciamento (Alojamento)
07:00
Oficina de Yoga (Alojamento)
10:00
Oficina | Queda e Comprometimento* – Gabriel Veloso (Morro da Toca)
14:00
Escalada para Iniciantes* (Morro da Toca)
14:00
Oficina | Improviso* – Cauí Vieira (Morro da Toca)
20:00
Sorteio de Brindes (Praça da Liberdade)
20:30
Palestra Marina Dias (Praça da Liberdade)
A escalada é para todos?
Desafios e Alegrias da Paraescalada no Brasil
21:30
Show Patatins (Praça da Liberdade)
29 de janeiro de 2023 (Domingo)
07:00
Oficina de Yoga (Alojamento)
10:00
Escalada para Iniciantes* (Morro da Toca)
14:00
Oficina | Queda e Comprometimento* – Gabriel Veloso (Morro da Toca)
AEI – Associação de Escaladores de Itatim
Desde que as primeiras vias foram abertas em Itatim, em 1997, Itatim passou a atrair escaladores de diversos lugares do país e do mundo. Alguns deles, se apaixonaram tanto pela região que passaram a residir aqui ou a frequentar constantemente, em busca das mais de 400 vias de escalada. Isso acabou criando uma comunidade unida e coesa.
Com a intensificação da frequência de escaladores em Itatim, que aconteceu nos últimos anos, sentimos a necessidade de organizar a comunidade, usando como base as práticas de mínimo impacto e as demais normas e princípios éticos que regem as principais entidades relacionadas à escalada e ao montanhismo mundial.
Esse trabalho visa não apenas o desenvolvimento sustentável da escalada, mas salvaguardar a segurança e a saúde dos escaladores (experientes e novatos), proteger a fauna e flora locais, fortalecer os laços e o diálogo entre a comunidade de escaladores, a comunidade local e os demais públicos interessados.