Itatim elege representação feminina para a Câmara; desde 2012 uma mulher conquista o cargo de vereadora
Durante as eleições municipais do último domingo (6), os eleitores escolheram os novos prefeitos e vereadores que irão governar nos próximos quatro anos. Em Itatim, no Piemonte do Paraguaçu, a Câmara de Vereadores será composta por uma única mulher, Ivania (PP). A candidata conseguiu se eleger com 582 votos.
Com a eleição da candidata, o município terá uma representatividade feminina na Câmara de Vereadores – feito que vem sendo conquistado desde 2012, quando Clarice, atual vice-prefeita reeleita, foi escolhida pelos eleitores. De lá pra cá, Clarice foi reeleita ao cargo em 2016, depois, em 2020, Jucelina Correia. Outras mulheres já assumiu o cargo em anos anteriores, porém, em 2008 apenas homens foram eleitos.
A candidata eleita nas eleições deste ano já foi vice-prefeita do município por dois mandatos (2013 a 2020) e concorreu as eleições para prefeita em 2004 e 2008, porém, não se elegeu.
Perfil da candidata eleita
Ivania Correia de Almeida Oliveira, de 54 anos, é viúva, possui o ensino médio completo e é natural de Santa Terezinha, na Bahia. A ocupação da política, segundo o Divulgacand, é comerciante. No portal do Tribunal Regional Eleitoral, Ivania declarou que possui R$ 800,00 em bens.