AlertaÚltimas Notícias

Golpistas usam nome de facções criminosas para extorquir vítimas em novo golpe do WhatsApp


Golpistas, disfarçados de falsos traficantes e se passando por membros de facções criminosas, têm enviado mensagens, vídeos e até ligado pelo WhatsApp para vítimas e feito ameaças.


Em algumas ameaças, eles prometem “derramar sangue” caso as ordens impostas não sejam atendidas de imediato, no caso, transferência via Pix na maioria das vezes.

No primeiro contato, normalmente eles tentam intimidar a vítima, dizendo que ela é X-9 (a sigla é usada para quem dedura algo).


Na sequência, os bandidos dizem que estão recebendo informações de que a vítima estaria denunciando o tráfico de droga à polícia.

Transferências de dinheiro

Sob pretexto de “perdoar a dívida”, os golpistas exigem que a vítima transfira dinheiro, geralmente via Pix.

Para isso, os criminosos revelam informações pessoais da vítima, mostrando que sabem de todos os passos, citando até mesmo o endereço residencial e do trabalho. Falam também da escola dos filhos.


Dicas de como agir

Se for o alvo, tente manter a calma, ignore as mensagens e faça o bloqueio do número do telefone do criminoso.

Mesmo se ele ligar de outros números, mantenha a mesma estratégia, pois ele vai acabar desistindo e vai procurar outra vítima, já que a finalidade é conseguir dinheiro fácil.


Foi vítima?

Independente de ter feito transferência ou não, não deixe de registrar boletim de ocorrência. Esse tipo de crime tem feito vítimas no país desde o ano passado.

A ocorrência pode ser registrada na delegacia mais próxima.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo