Paratleta itatiense, hoje residente no Distrito Federal, Robson Zeferino pretende ir para a Bolívia para intensificar sua preparação de olho no Parapanamericano e também na Paralímpiada. O corredor começou a competir em 2016 e já possui vários títulos e recordes na sua trajetória no esporte.
Zeferino disputa a categoria T20, para pessoas que possuem deficiência intelectual. Ele já escreveu o nome na história da modalidade. Nos 800m, a sua especialidade, Robson já quebrou o recorde paralímpico brasileiro em oito oportunidades. Além disso, já foi também campeão brasileiro nos 1500m e 3º lugar nos 400m. Em Mundial, o atleta fez bonito e conseguiu um 4º lugar nos 800m na competição disputada na França, em julho deste ano.
Robson é treinado por Edilberto Barros no CECAF, Centro de Capacitação Física dos Bombeiros do DF. O corredor possui o apoio da Fisioterapia São Sebastião, da Massoterapia Brasiliense e da Belmonte Sports.
Sobre o atleta
Robson Zeferino, nascido em Itatim (BA), é atleta na área do atletismo que corre 400, 800 e 1500m. Aqui em Itatim, ele residia na localidade do Mendes, zona rural do município e, em 2013, mudou para Brasília em busca de melhores condições na carreira de jogador de futebol. Porém, assim que chegou, foi apresentado ao atletismo e percebeu que era nesse esporte o seu maior talento.
No início de sua carreira enfrentou obstáculos difíceis. Treinava com sapatilhas rasgadas e não recebia nenhum suporte financeiro para ter a suplementação necessária de um atleta.
Preparação na Bolívia
Na intenção de se preparar melhor para garantir uma vaga no Parapan de Santiago, que será em novembro deste ano, e também de olho na Paralímpiada de Paris, em 2024, Robson quer ir para a Bolívia.
- “Na Bolívia, a altitude é mais de 2 mil metros e é um dos fatores importantes para a preparação, principalmente no ano do Mundial, pode ser fundamental para obter o índice”, explicou Robson sobre a escolha pelo país sul-americano.” Robson Zeferino
Sem patrocinadores que o ajudem financeiramente, Robson está com dificuldades para arrecadar o valor de R$ 6 mil para conseguir arcar com o custo das passagens aéreas. Para isso, o atleta está buscando outros meios para conseguir alcançar a sua meta. “Comecei a me movimentar na semana passada, comecei a vender lanche e, nessa semana, vou vender almoço, mas ainda não estou perto da meta”.
No próximo dia 9, no sábado, serão vendidas marmitas de galinhadas no valor de R$ 15 para ajudar o atleta a conseguir custear o valor. Serão feitas entregas com frete a ser cobrado, mas a comida também pode ser retirada no local, na QNN 17, Conjunto D, casa 32, na Ceilândia. Para fazer o pedido basta entrar em contato pelos telefones (61) 993242502 e (61) 991691443.
Para quem quiser e puder ajudar o atleta de alguma forma, basta entrar em contato pelo telefone (61) 993242502. Esse número também é o pix de Robson, que conta com qualquer quantia para conseguir ir em busca do seu sonho.