AlertaBahiaÚltimas Notícias

Com aumento de volume em barragem, bombeiros alertam prefeituras para retirada de ribeirinhos em 4 cidades da Bahia


O Corpo de Bombeiros da Bahia emitiu, na tarde desta terça-feira (28), um alerta para evacuação de moradores de áreas ribeirinhas nas cidades de Itambé, Canavieiras, Mascote e Cândido Sales. A medida foi tomada por causa do aumento do fluxo da água, com a abertura das comportas de uma barragem em Minas Gerais.


A barragem Machado Mineiro, alimentada pelo Rio Pardo, fica na região de Águas Vermelhas. Com o chamado “sangramento”, que é quando a água chega ao limite da estrutura e passa a transbordar, esse volume de água corre em direção à Bahia. 


O alerta foi feito pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros, o coronel Adson Marchesini, às prefeituras, para que as gestões retirem os moradores das áreas de risco, e os direcionem para outras localidades ou abrigos provisórios.

“O volume de água liberado pela represa em Minas Gerais vai ser triplicado até o final do dia. Gostaríamos de prevenir aos municípios, para fazer ação preventiva com os moradores que vivem na região ribeirinha, para trancarem suas casas e procurarem abrigos, para evitar um mal maior”.


Preocupação com barragens da Bahia

O coronel Marchesini também relatou preocupação com o volume de água em barragens no estado da Bahia. Ao menos 10 delas estão em nível crítico, por causa das fortes chuvas que caem no estado desde o mês de novembro.


Segundo ele, apesar da situação alarmante, as barragens não correm o risco iminente de rompimento. Marchesini também destacou que as estruturas que já se romperam no estado são construções privadas.


Entre os rompimentos de barragens mais recentes estão a de Vitória da Conquista, na noite de sábado (25), e a de Jussiape, na Chapada Diamantina, na manhã deste domingo (26). Marchesini informou ainda que todas as barragens administradas pelo governo da Bahia estão em observação, para evitar acidentes.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo