PolíticaÚltimas Notícias

Bolsonaro critica governadores nordestinos que não reduziram ICMS


O presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou, na última segunda-feira (4), a postura dos governadores dos estados da região Nordeste que não acataram a decisão de reduzir o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS), com base no projeto aprovado recentemente pelo Congresso, que impõe um teto de 17% da alíquota. 


A apoiadores, Bolsonaro disse que os governadores, que entraram com ação na Justiça para reverter a mudança, não querem cumprir a decisão, e reforçou que ele ‘zerou’ os impostos na tentativa de diminuir o valor dos combustíveis. Os gestores estaduais argumentam que a medida deve gerar um prejuízo bilionário aos cofres dos estados. 


“O Nordeste não quer abaixar o preço, tá? Eu vou ver o que fazer aqui. Eu zerei todos os impostos de combustíveis, todos, e a lei mandou diminuir para 17% o ICMS dos combustíveis dos governadores […] Pessoal do nordeste está resistindo, entraram na justiça. É o pessoal que diz que trabalha para o povo, que o pobre tem que ser tratado de maneira especial e na hora de cumprir a lei, eles não cumprem”, disse o presidente, que ainda mirou os estados do Piauí e Maranhão. 


“Era para estar pelo menos R$ 2 reais a gasolina mais barata lá [no Piauí] e está sendo a mais cara do Brasil. Eu acho que junto com o Maranhão, os estados mais pobres do Brasil”, finalizou Bolsonaro. 


Bolsonaro vive uma ‘queda de braços’ com os governadores. Enquanto o grupo de gestores afirma que a alta nos derivados no petróleo é fruto da política de preço adotada pela Petrobras, o presidente culpa os impostos pela crise.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo