O Tribunal de Justiça de Justiça Desportiva da Bahia (TJDF/BA) puniu nesta quarta-feira (25) a Seleção de Ipiaú após a conduta violenta de alguns torcedores no último domingo (15), na partida contra a Seleção de Cachoeira, válida pelas oitavas de final do Intermunicipal 2023. Um dia após a partida que classificou Ipiaú para as quartas de final, jogadores do selecionado de Cachoreira divulgaram um vídeo nas redes sociais denunciando atos de violência por parte da torcida local. Segundo eles, o fato abalou o elenco atrapalhando o desempenho em campo.
No processo, os Juízes da 1ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva da Bahia condenaram a equipe de Ipiaú com uma multa de R$ 12.000,00 e a perda de campo de duas partidas.
“Por deixar de tomar as providências capazes de impedir e reprimir as desordens, em sua praça de desportos, descumprindo o Regulamento do Campeonato, mais precisamente no art. 29, ‘a’, constar em súmula e em vídeos apresentados pela Procuradoria que ocorreu um atraso de 35 minutos para o início da partida, por conta do atraso da equipe de Cachoeira, que sofreu ataques no percurso ao estádio por torcedores da equipe de Ipiaú, consta ainda em súmula que o que o Presidente da Liga de Cachoeira, Sr. Grinaldo da Silva Neto entrou em contato com o Árbitro, informando que sua delegação foi atacada por pedras, pau, latas de cerveja e artefatos explosivos, sendo inclusive, ameaçados pelos torcedores da equipe de Ipiaú”, diz parte da decisão.
No último domingo (22), o time ipiauense empatou em casa contra a Seleção de Itamarajú, por 1 a 1. Agora, caso a Seleção de Ipiaú se classifique para as semifinal do Intermunicipal, cabe ao Departamento de Competições da FBF (Federação Bahiana de Futebol) determinar o local no qual a equipe ipiauense mandará a partida, devendo o Estádio substituto estar situado a uma distância superior a 100 km da cidade de Ipiaú.
Além da multa pelos atos violentos dos seus torcedores, a Seleção de Ipiaú também terá que pagar R$ 1.750 em razão do atraso de 35 minutos para o início da partida contra a Seleção de Cachoeira.
Além do empate por 1 a 1 entre Ipiaú e Itamaraju, as quartas de final do Intermunicipal 2023 tiveram os seguintes resultados: Quijingue 1×0 Itapetinga, Castro Alves 2×1 Ipirá e Porto Seguro 2×0 Simões Filho. Os jogos de volta acontecem no próximo domingo (29), às 15h.
SELEÇÃO DE MARAGOGIPE TAMBÉM PUNIDA
Ainda nesta quarta-feira (25), quatro jogadores e dois membros da comissão técnica da Seleção de Maragogipe também foram punidos pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia.
Os atletas Anderson Souza, “por ter desferido uma cotovelada no rosto do adversário” Kayve Rocha, “por ter desferido um chute no jogador adversário”, Evandro Nascimento, “por ter desferido socos e chutes nos jogadores da equipe adversária”, e João Vitor Barbosa, “por após o final do jogo se dirigiu ao Árbitro e proferiu as seguintes palavras: ‘Você não vai dar a desgraça do jogo, não é? Seu fdp, você que eu vou lhe fuder'” foram suspensos por duas partidas.
Além deles, Welton de Jesus, auxiliar técnico da Seleção de Maragogipe, e o preparador físico Alexandro dos Santos Oliveira, preperador físico da equipe, também foram punidos com dois jogos “por terem desferidos socos e chutes nos jogadores da equipe adversária”.
No Intermunicipal 2023, a Seleção de Maragogipe foi eliminada pela Seleção de Itapetinga, nas oitavas de final da competição.