Um vídeo informando da possibilidade de grandes volumes de chuvas nos últimos dias de dezembro, de 2023, viralizou no WhatsApp nesta terça-feira (12). Os temporais podem atingir Salvador, Região Metropolitana, recôncavo, Vale do Jiquiriçá, sudoeste, centro-sul e sul do estado da Bahia.
O temor de enchente e deslizamento de terras se iniciou após o Canal Rural fazer previsão para a Bahia, analisando os dados meteorológicos para período de 15 dias. Segundo o repórter, em uma semana, o acumulado pode chegar a 350 mm, o que eleva o risco de desastre, porém ele mesmo diz que o modelo às vezes superestima o volume de chuva, que é uma tendência a ser acompanhada, e ficar em alerta. [Vídeo abaixo da matéria]
O Mídia Bahia avaliou a previsão feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), para o período entre 11 e 27 de dezembro. Nos dados é possível perceber pouco volume de chuva até o dia 18, após o dia 19, pode ser formar um corredor de umidade, ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul, que resultará em chuva em alguns locais, porém, o próprio instituto alerta que não será generalizada, serão pancadas em algumas áreas.
Os dados apontam para volumes na casa dos 100mm, mas por se tratar de previsão, pode ser maior ou menor. Para tais confirmações será necessário aguardar um pouco mais, visto que as previsões feitas para longos períodos têm margem de erro maior.
Climatempo ainda não identificou grande volumes de chuva
Dados da Climatempo ainda não confirmam grandes volumes de chuva, contudo é provável que a previsão seja atualizada, justamente pela dificuldade em ter certeza do que vai acontecer antes de 72h, do fenômeno.
Chuva coincide com período de enchentes
A preocupação da população é muito por conta de dois períodos chuvosos ao longo de 2021 e 2022, no primeiro, o Rio Jiquiriçá por duas vezes invadiu cidades, no início de dezembro de 2021, quando as localidade de Garricha e Penedo, na cidade de Laje, foram tomadas pela água do rio, após fortes chuvas nas cabeceiras do Rio Jiquiriçá Mirim (Ribeirão) e Corta-mão, em em 25 de dezembro, quando as cidades de Santa Inês, Ubaíra, Jiquiriçá, Mutuípe, Laje, e boa parte dos municípios do sul do estado viram seus rios e córregos trasbordarem. Um ano depois o Jiquiriçá Mirim voltou a transbordar.