O líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento, vem se movimentando para fortalecer a sua candidatura para a presidência da Casa. Uma das estratégias adotadas pelo parlamentar é tentar se aproximar da bancada do PT na Casa como uma forma de diminuir a resistência do governo do presidente Lula ao seu nome. A informação é do portal UOL.
De acordo com a publicação, um dos movimentos de Elmar foi a sua aproximação com o com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, além de abordagens aos parlamentares da sigla e apoios dos partidos próximos aos petistas. O ex-governador da Bahia esteve presente na festa de aniversário do deputado realizada a última semana.
Ainda segundo a publicação, convidados do evento revelaram que Rui Costa passou quase duas horas da festa ao lado de políticos como Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, e Ciro Nogueira, presidente do PP.
Rui e Elmar colecionam atritos ao longo de suas trajetórias políticas. Os dois são de grupos políticos opostos na Bahia. O último deles aconteceu em depois da eleição presidencial de 2022. Quando o presidente Lula (PT) começou a montar a sua equipe de governo, Rui Costa teria vetado o nome de Paulo Azi, indicado por Elmar, para assumir o ministério de Minas e Energia. Apesar dos conflitos, a relação entre eles é respeitosa.
A presença de Rui Costa na festa de Elmar foi avaliada como “positiva” por deputados do PT, o que não significa um apoio do partido ao parlamentar baiano para a Presidência da Câmara. Isso porque a bancada petista na Casa está dividida entre Elmar e o líder do PSD, Antônio Brito.