Imagens que circulam nas redes sociais e em aplicativos de mensagens, mostram o momento em que uma ciclista é atingida por um trem cargueiro, na região de Uberaba, em Minas Gerais. [Assista ao vídeo abaixo da matéria]
Nas imagens é possível notar que o grupo de pessoas está ao lado dos trilhos tirando fotos e fazendo selfies com o trem ao fundo. A composição se aproxima, buzinando e avisando de sua passagem.
Mesmo ao lado da via, uma das mulheres acaba sendo atingida pelo trem de carga, caindo ao lado no chão e imediatamente pedindo ajuda. Por pouco uma segunda pessoa também não se machuca com o impacto.
Em mensagens compartilhadas por ciclistas, a vítima, que não teve a identidade informada, sofreu ferimentos mais sérios, com fratura na região das costelas e clavículas.
Em nota ao Diário dos Trilhos, a VLi, empresa operadora do ramal ferroviário e do trem envolvido neste acidente, informou lamentar o ocorrido e que está apurando as causas deste fato. Além disso, destacou ser proibido o acesso a via férrea e para as pessoas evitarem distrações para fotos ou vídeos por oferecer risco a segurança.
“A VLI, controladora da ferrovia, lamenta o ocorrido e esclarece que apura as circunstâncias do fato em Uberaba, no Triângulo Mineiro. A companhia orienta as pessoas a ter um comportamento cauteloso em relação à ferrovia. Manter sempre distância segura da faixa de domínio, pois o trem não ocupa apenas o espaço dedicado à linha férrea, bem como evitar fazer vídeos e fotos próximo à linha do trem estão entre as dicas de segurança para evitar ocorrências. A distração por aplicativos de celular ou a pressa não valem a segurança de condutores, pedestres e ciclistas.”