Campeão do mundo com a Argentina na Copa do Catar 2022, o argentino Lionel Messi conquistou, nesta segunda-feira (27), o prêmio Fifa The Best, que elege o melhor jogador de futebol. A cerimônia foi realizada na Salle Pleyel, em Paris.
“Gostaria de dizer que é uma honra estar aqui novamente, entre os três melhores jogadores do mundo. Agradeço muito, Mbappé e Benzema jogaram demais. Gostaria de agradecer a todos os meus colegas, representamos toda a nossa seleção. Reconhecemos o trabalho de grupo. Foi uma loucura para mim, finalmente realizei o meu sonho. É a coisa mais linda que acontece na minha vida”, afirmou o craque, após receber o troféu.
É a sétima vez que Messi recebe o prêmio. A cerimônia Fifa The Best também reservou uma série de condecorações.
A melhor jogadora do mundo foi a espanhola Alexia Putellas, do Barcelona. É a segunda vez que ela fatura o prêmio – a primeira foi em 2021.
O melhor goleiro do mundo foi o argentino Emiliano Martínez, do Aston Villa. Ele ganhou destaque por suas atuações na Copa do Mundo do Catar 2022, da qual a Argentina foi a campeã.
O Púskas, que elege o gol mais bonito da temporada, foi para o polonês Marcin Olesky. O jogador do Warta Poznan tem a perna amputada.
No início da cerimônia, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, fez uma homenagem a Pelé. O maior jogador de todos os tempos faleceu em dezembro do ano passado. Viúva do Rei, Márcia Aoki recebeu um troféu da Fifa em tributo ao ex-jogador, entregue por Ronaldo Fenômeno.
Também foram definidas as seleções FifPro feminina e masculina.
Feminina: Christiane Endler; Lucy Bronze, Maria León, Leah Williamson e Wendie Renard; Alexia Putellas, Keira Walsh e Lena Oberdorf; Alex Morgan, Sam Kerr e Beth Mead.
Masculina: Courtois; Hakimi, Virgil van Dijk e João Cancelo; Casemiro, Kevin de Bruyne e Luka Modric; Messi, Benzema, Mbappé e Haaland.
Confira as outras premiações:
Futebol masculino
Melhor goleiro: Emiliano Martínez, do Aston Villa
Melhor treinador: Lionel Scaloni, da Argentina
Prêmio Fair Play: Luka Lochoshvili, da Cremonese
Futebol feminino
Melhor goleira: Mary Earps, do Manchester United
Melhor treinadora: Sarina Wiegman, da Inglaterra