COVID-19: Vacinação bivalente inicia em Santa Teresinha a partir do dia 27 de fevereiro
A Prefeitura de Santa Teresinha por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou a toda população que a partir do dia 27 de fevereiro, inicia uma nova etapa da campanha nacional de imunização contra a COVID-19 com a aplicação da formulação bivalente da vacina. O informe foi feito através das redes sociais.
Entenda a vacina bivalente
A vacina monovalente, a qual vem sendo utilizada durante a pandemia, tem como base o vírus original do coronavírus, o SARS-CoV-2, que é o patógeno responsável pela COVID-19.
A vacina bivalente, como o nome já supõe, e capaz de imunizar contra mais de uma versão de um vírus de uma só vez. A vacina bivalente produzida pela Pfizer foi desenvolvida sobre a cepa original e mais duas variantes da Ômicron.
Pra quem é recomendada?
As vacinas bivalentes Pfizer são recomendadas para pessoas com 12 anos ou mais, que se enquadrem nos grupos prioritários.
Como será feita a imunização?
A imunização ocorrerá de forma escalonada (fases), considerando o cronograma de entrega das vacinas bivalentes pelos produtores e a capacidade de armazenamento dos estados e municípios.
Confira as Fases
- 1 fase: pessoas de 70 anos e mais
- Pessoas imunoconprometidas a partir de 12 anos de idade
- Quilombolas a partir de 12 anos de idade.
- 2 fase: pessoas de 60 a 69 anos
- 3 fase: gestantes e puérperas
- 4 fase: Trabalhadores da saúde
- 5 fase: pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos
As vacinas bivalentes serão aplicadas quatro meses a partir da última dose de reforço. O esquema vacinal para os grupos prioritários será de uma dose da vacina COVID-19 bivalente (reforço) para pessoas que apresentarem pelo menos o esquema prévio de duas doses com vacinas monovalentes.
A dose de reforço para pessoas que não estão no grupo prioritário será realizada com a vacina monovalente disponível.