A proposta do Ministério das Comunicações é dar adeus ao sinal analógico e avançar por todo o Brasil com o sinal digital. A Prefeitura de Itatim já assinou o termo de adesão se comprometendo com a infraestrutura – preparação do terreno para instalação da torre distribuidora – bem como a manutenção do espaço onde serão instalados os equipamentos, para que não haja nenhum dano na estrutura.
E as obras já começaram! A base de 2 metros de profundidade já está pronta e vai sustentar a torre – que possui 20 metros de altura. Um muro com 3,60 metros de altura está sendo erguido ao redor da torre, para assegurar que pessoas não autorizadas acessem o local ou os equipamentos de controle. Assim que esse processo estiver concluído, o próximo passo é iniciar a recepção e distribuição do sinal.
Quem for beneficiário do Auxilio Brasil ou demais programas do Governo Federal, tem direito ao kit gratuito para assistir a tv de casa com sinal limpo e sem interferências. Basta se cadastrar no site https://sigaantenado.com.br com o número do NIS e demais documentos pessoais, além de cumprir alguns critérios: ser inscrito no CadÚnico e ter uma antena parabólica tradicional instalada e funcionando. O kit gratuito é composto por conversor, antena, controle remoto e um cabo específico.
Para saber se precisa do kit, confirme com a antena que você tem em casa. Se for a parabólica convencional, você precisa trocar o equipamento para a digital. Se você tem tv por assinatura ou usa uma antena interna ou externa (a de grade) não precisa fazer nada, o sinal digital chegará automaticamente.