ItatimMunicípios

Câmara de Vereadores concede título de Cidadão Itatiense a 24 pessoas; saiba quem são


A Câmara de Vereadores de Itatim concedeu título de cidadão honorário a 24 pessoas, em reconhecimento pelos bons e relevantes serviços prestados ao município ao município. Às homenagens, que aconteceram durante Sessão Solene, no Auditório da Prefeitura Municipal, nesta segunda-feira, 13 de junho, dia em que Itatim completa 33 anos de emancipação política, tem o objetivo de reconhecer publicamente a pessoa homenageada.

Os responsáveis pelas indicações foram os vereadores Alex Araújo dos Santos, Romário Costa dos Santos, Robson Nascimento de Moraes, Derneval de Andrade Sampaio, Ademir de Oliveira Moura, Jucelina Correia dos Santos Rosa e Nailson França de Andrade.

Confira abaixo os homenageados seguido da descrição de contribuição e tempo de moradia na cidade.

Genivaldo Conceição Mota (Romário Costa dos Santos)

Foto: Ricardo Silva / Itatim News

Natural de Riachão do Jacuípe, veio para Itatim em 2010, e dentre os fatos presenciados pelo mesmo há um de grande relevância, que foi quando uma quadrilha de roubos a bancos invadiram a cidade, metralhando o pelotão, ateou fogo na viatura e explodirão os caixas eletrônicos do banco Bradesco, e, com todo o ocorrido, com um efetivo de 05 policiais, saíram em diligência e conseguiram prender parte da quadrilha, onde dentre os criminosos estava um dos maiores traficantes de drogas da região, o qual morava na época em Santo Estêvão, local onde na mesma diligência apreenderam mais de 20 kg de entorpecentes. 

Sua contribuição sempre foi de grande valia para o município, agindo sempre com presteza, dedicação e boa conduta. 

Cabo Fábio Coelho (Robson Nascimento de Moraes)

Foto: Ricardo Silva / Itatim News

Natural de Ipiaú-Ba, veio para Itatim em 2008, prestar serviços como policial militar, sempre agindo com idoneidade e respeito pelo povo dessa terra, dentre os fatos presenciados pelo mesmo há um de grande relevância, onde o mesmo participou do salvamento do caminhoneiro Adelson Silva em um ato de bravura e heroísmo, acidente ocorrido em dezembro de 2021, na Br-116, zona rural do município  

Fabio Coelho, prestou serviços como policial militar também nas gestões anteriores e possui conduta impoluta, participando de diversas operações em defesa da população itatiense. Segundo o mesmo, já tinha a ciência que a jornada não seria fácil, mas sempre teve a certeza que em todas as batalhas e vitórias o Senhor o ajudaria.

Gutemberg Hormina Matos (Derneval de Andrade Sampaio) 

Foto: Ricardo Silva / Itatim News

Gutemberg Hormina, natural de Feira de Santana, chegou em Itatim no mês de novembro de 2008, e teve inúmeras experiências desde operações em defesa do cidadão itatiense a grande êxito no salvamento de uma criança que precisou da ajuda da polícia militar, a alguns anos atrás. Um serviço extra de cuidado, ajuda e empenho por parte do mesmo. 

Além disso, participa anualmente do Natal Feliz, vestindo-se de Papai Noel para trazer alegria para as crianças carentes do município. No primeiro ano eles contavam com a ajuda das pessoas para essa distribuição, e ao chegarem perceberam que havia uma fila imensa de crianças e aparentemente os brinquedos não eram suficientes, e eles viveram um ato de fé quando todas as crianças receberam presentes e ainda sobrou para redistribuir entre outras. O mesmo se recorda de um Natal em especial onde uma criança o abraçou e disse que era o Natal mais feliz da vida da mesma e isso é o que o motiva e incentiva para permanecer realizando esse ato de amor aqui no município. 

Maria Amália Prazeres (Ademir de Oliveira Moura)

Foto: Ricardo Silva / Itatim News

Maria Amália Prazeres, nasceu em Santo Antônio de Jesus, e veio para Itatim em 2001 quando começou a trabalhar como estagiária de seu irmão que era responsável técnico do município na época, na gestão do saudoso ex-prefeito Grinaldo Andrade Nunes, e logo após sua formatura em 2002 assumiu como assessora técnica, desempenhando muito bem suas tarefas e agindo sempre com muita competência e dedicação até o ano de 2012. 

Passou por várias gestões e em todas elas apresentou o seu melhor, em 2013 começou a prestar serviços como Secretária de Obras, assumindo com grande dedicação e compromisso os serviços a ela designado e em meados de 2021 até a presente data como responsável pelo setor de Engenharia do Município. 

Ana Lúcia Pimentel Santos Andrade (Alex Araújo dos Santos) 

Foto: Ricardo Silva / Itatim News

Ana Lúcia Pimentel, natural de Amargosa, chegou em Itatim em 1986 e em 1988 começou a lecionar na escola Astor de Castro Pessoa até 1996, sempre desempenhando muito bem os serviços a ela atribuídos. Em 1997, assumiu a direção do Centro Educacional e em 1999 passou a ser Diretora da escola Astor de Castro Pessoa até 2016, onde dedicou-se ao máximo e ofertou sempre o seu melhor para os alunos ali matriculados.  Foi para o colégio Geraldo Pereira Nogueira em 2017, onde ficou até 2018 e em 2019 retornou ao Centro Educacional onde encontra-se até o momento, sempre prestando seus serviços com dedicação e compromisso. 

Constituiu uma linda família neste lugar e recebeu o acolhimento necessário para fazer de Itatim seu lar. 

Isameire de Souza Assunção (Ademir de Oliveira Moura)

Foto: Ricardo Silva / Itatim News

Isameire de Souza Assunção, nascida em Ibicuí, em 28 de novembro de 1966, chegou em Itatim em 1996, quando veio pastorear a Igreja Batista Nova Esperança, juntamente com o seu esposo Everaldo Campos Assunção, neste mesmo ano começou a trabalhar na escola Astor de Castro Pessoa, lecionando as disciplinas de psicologia e filosofia, e após 10 anos ofertando seus serviços com dedicação e prontidão na escola citada,  passou a trabalhar no Centro Educacional, por 8 anos, deixando lá também sua contribuição. Por onde passou, deixou sua marca e não foi diferente quando iniciou seu trabalho juntamente com Ana Jorge nas Escolas do Campo, onde permaneceu por 4 anos. 

Após esse período, foi direcionada ao Colégio Denivalda Bastos Teles, onde passou 3 anos cumprindo sempre com os serviços a ela atribuídos e atualmente desempenha suas atividades na creche Mãe Ester. 

Uma longa trajetória de quem tem história marcada neste lugar, seja com sua família, no cuidado com suas ovelhas e de quem participou e participa direta ou indiretamente na vida de cidadãos dessa terra.  

Rivailson do Espírito Santo de Jesus (Alex Araújo dos Santos)

Rivailson do Espírito Santo de Jesus, nascido em Salvador, cresceu no bairro de Paripe, e teve sua vida soprada pelo Senhor para diversos lugares. Quando estava pastoreando numa congregação no Boqueirão, povoado de Santa Terezinha, recebeu algumas propostas para pastorear em outras cidades, inclusive Itatim e, após orar e pedir a direção de Deus, visitou algumas cidades que haviam feito as propostas, porém Deus o direcionou a cidade de Itatim em 2015. 

Chegando aqui, ele e sua família encontrou um povo acolhedor, humilde, e daí então, teve a confirmação de que era essa cidade que Deus de fato tinha os direcionado. 

Sempre muito prestativo e voltado para o bem do próximo, liderou um Projeto Social chamado Criança Feliz onde distribuía sopa, alimentos e levava a palavra de Deus para as crianças nos bairros carentes.  

O seu cuidado e dedicação demonstra o quanto ama o povo daqui e fez de Itatim sua segunda casa, a qual tem prazer em recebê-lo e reconhecer filho da terra.

Maurício Santos de Santana (Jucelina Correia dos Santos Rosa)

Foto: Ricardo Silva / Itatim News

Mauricio Santos, nasceu em Santo Antônio de Jesus, em 05 de abril de 1991, cresceu em Milagres e em 2012 o destino o trouxe para Itatim, constituiu família e tornou-se comerciante, recebendo dos filhos desta terra o acolhimento e a chances de crescimento necessárias para criar raízes neste lugar. 

Luiz Carlos da Conceição (Derneval de Andrade Sampaio)

Foto: Ricardo Silva / Itatim News

Luiz Carlos da Conceição, nascido em Cruz das Almas, começou a trabalhar muito cedo e conheceu Itatim, quando foi trabalhar em um posto de gasolina no Paraguaçu, morou por um tempo em Santo Estevão, e voltou para Cruz para administrar seu restaurante conhecido como Karranca, após 22 anos, decidiu vir para Itatim para trabalhar no Posto Uirapuru com lavanderia e trouxe também sua família onde reside até a presente data. Por 15 anos, trabalhou na farmácia da família e hoje está aposentado. 

Nilton Machado de Souza (Derneval de Andrade Sampaio)

Foto: Ricardo Silva / Itatim News

Nilton Machado, chegou em Itatim em 05 de maio de 2006 e aqui encontrou a oportunidade de desenvolver seu negócio, comerciante a tantos anos, tem o seu Restaurante como grande aliado na conquista de clientes e amigos, firmou laços com o povo desta terra e fincando suas raízes aqui, tornando Itatim como seu lar.  

Gevansi Soares da Silva (Jucelina Correia dos Santos Rosa)

Foto: Ricardo Silva / Itatim News

Natural de Alagoas, Gevansi Soares da Silva cresceu em Aracajú e veio a passeio com uma amiga em 1973, quando conheceu um rapaz e teve uma filha, que a levou a criar raízes tão longe de sua terra natal. Com o tempo fez muitas amizades, dentre elas a família de Juvenal do bar, sendo sempre muito bem recepcionada e acolhida pelo povo de Itatim. 

Morou alguns anos na cidade e resolveu então se mudar para Cibe, onde mora até o exato momento. Muitos vínculos foram criados e os momentos vividos nestes 49 anos que a mesma celebra aqui, tem parte principal no roteiro da sua história.

Vamberto Novaes de Oliveira (Romário Costa dos Santos)

Foto: Ricardo Silva / Itatim News

Vamberto Novaes de Oliveira, nasceu no dia 05 de junho de 1967, natural de Nova Redenção que era distrito de Andaraí/BA na época. Começou a dar banca em 1977 aos 09 anos de idade a pedido dos pais. Começou a trabalhar de carteira assinada como professor leigo em março de 1984, e se formou em magistério em 1987. Foi convidado pelo prefeito Erisvaldo Marques da Silva por intermédio do vereador in memoriam Valter Queiroz, popularmente conhecido como Valtinho. Chegou em Itatim no dia 24 de dezembro de 1989 com 22 anos de idade, casado e já pai de dois filhos. Começou a lecionar no Colégio Astor de Castro Pessoa em março de 1990, em junho do mesmo ano assumiu a direção e ficou diretor até final de 1995, onde lecionava Didática Geral e Prática de Ensino, matérias básicas do Magistério, sendo Coordenador de Estágio de 1990 até o ano 2000. Como diretor deu entrada em toda documentação de registro do colégio do ensino fundamental e do curso de magistério e em 1995 conseguiu deixar a escola devidamente regularizada com empenho na época do então deputado estadual Aloísio Andrade onde a partir daí todos os formandos em Magistério tiveram o privilégio de receberem os seus Diplomas devidamente registrados pelo Conselho Estadual de Educação. Todas as formaturas de Magistério foram realizadas por ele como diretor e coordenador de Estágio. Após deixar a direção ficou lecionando Português no diurno e as matérias básicas do Magistério no noturno.  Foi diretor do Colégio Centro Educacional de Itatim por três anos no noturno onde funcionou o ensino médio (curso de formação geral). Voltando ao Astor onde ficou lecionando Didática Geral, foi vice-diretor por muitos anos. Após isso, foi convidado pela Secretaria Municipal de Educação para trabalhar à noite no Colégio Pro município Astém, e quando houve a mudança do Astém para o Colégio Maria Raquel continuou lá, trabalhando na Secretaria como vice-diretor com as turmas da EJA I até 2019. Em 2020 foi lotado de volta ao Colégio Astor como professor de Língua Portuguesa dos três nonos anos do turno matutino onde trabalhou de fevereiro do mesmo ano até setembro, quando foi concedida sua aposentadoria em setembro de 2020. 

Contribuiu durante todos esses anos de serviços prestados de forma idônea, com muito comprometimento e dedicação, deixando o seu legado na história na educação de Itatim. 

Diogo Silva do Nascimento (Robson Nascimento de Moraes)

Foto: Ricardo Silva / Itatim News

Diogo Nascimento é natural de Feira de Santana, e começou a trabalhar em Itatim em maio de 2006. Ele faz parte do Pelotão de Itatim, que é pertencente a 3ª Companhia do 11º Batalhão da Polícia Militar do Estado da Bahia e é um policial de conduta ilibada que esteve presente a inúmeras operações em defesa do cidadão de bem, colocando a sua vida em risco pela segurança da população. 

O Título de Cidadão, ora proposto, faz justiça ao trabalho desenvolvido pelo mesmo, que tem Itatim como a sua segunda casa. 

Antônio Abmael Albernaz Silva (Romário Costa dos Santos)

Foto: Ricardo Silva / Itatim News

Antonio Abmael Albernaz da Silva, nasceu em Feira de Santana, em 01 de fevereiro de 1978, é licenciado em História e desempenha a profissão de cabo da polícia militar de maneira honrosa a 16 anos, dentre eles, 13 anos na cidade de Itatim. 

Pai de 2 filhos, reside em Itatim há 9 nove anos, criando raiz no município que tanto o acolheu. 

Marcelo Leal Freitas (Jucelina Correia dos Santos Rosa)

Foto: Ricardo Silva / Itatim News

Marcelo Leal Freitas, tem quase 14 anos de serviço na corporação, e destes, mais de 12 exercidos em Itatim, onde está até os dias atuais.  

Chegou aqui em outubro de 2009, na gestão da saudosa ex-prefeita Mundinha, quando a sede do destacamento da policia Militar era na atual praça da Liberdade.  

Estabeleceu laços de amizade e estima à essa cidade, que também o abraçou tanto como pessoa, quanto como profissional. 

Lucas Alcântara Oliveira (Nailson França de Andrade) 

Foto: Ricardo Silva / Itatim News

Lucas Alcântara Oliveira, chegou em Itatim em maio de 2018, e presta serviços até o presente momento como policial militar, o mesmo tem contribuído diretamente no combate ao crime organizado durante todo esse tempo e teve êxito em grandes diligências, que contribuíram diretamente para a manutenção da ordem pública. 

Além disso, o mesmo agiu bravamente em um grave acidente ocorrido em 2021, quando colocou sua vida em risco para salvar o senhor Adelson Silva. 

O título de cidadão, ora proposto, faz justiça ao trabalho desenvolvido pelo mesmo, que tem felicidade em ter em Itatim o acolhimento necessário para se sentir em casa. 

José Adonílio Brito de Jesus (Alex Araújo dos Santos)

Foto: Ricardo Silva / Itatim News

José Adonílio Brito de Jesus, nasceu em Feira de Santana e começou a trabalhar em Itatim em 08 de junho de 2017. Sempre desempenhou muito bem seus serviços no município, agindo com idoneidade e presteza. Teve sua vida marcada quando juntamente a sua guarnição, salvou um caminhoneiro vítima de um acidente em 2021, e mesmo com o caminhão em chamas, não hesitou e no ato de bravura colocou em risco a sua vida em prol da vida do outro. 

O mesmo se sente imensamente feliz e honrado por ter Itatim como sua segunda casa, além de ter gratidão por cada experiência vivenciada até o presente momento neste lugar. 

Gessiane Souza Oliveira (Alex Araújo dos Santos)

Foto: Ricardo Silva / Itatim News

Nascida em Castro Alves, cresceu e viveu por muitos anos em Rafael Jambeiro, até que no dia 30 de janeiro de 1993 veio para Itatim, onde casou-se com Ailton Miranda de Oliveira, filho da terra, em 10 de junho do mesmo ano, começou a trabalhar na prefeitura de Itatim na Telebahia, uma vez que ainda estava estudando o 3°ano de Magistério. Se formou em dezembro do mesmo ano, e passou a trabalhar como professora na Escola Professor Astor de Castro Pessoa, prestou concurso em 1997 e em 1998 foi trabalhar na Secretaria Municipal de Educação como coordenadora das escolas da zona rural. Em 2005, foi direcionada para o Conselho Municipal de Educação onde ficou por 03 anos. Em 2008 foi nomeada Diretora das Escolas do Campo, e em 2009 foi nomeada Secretária de Educação até 2011, e logo em seguida passou a ser assistente técnica da Secretaria, e depois Diretora geral da Secretaria. Em 2016 assumiu novamente como Secretária Municipal de Educação até 2017, em 2018 foi nomeada Secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente até 2020 e após isso, assumiu como Secretária de Contratos e Prestação de Contas, onde está até o presente momento. 

Gessiane, mostrou todo seu potencial, dedicação e compromisso durante todo esse tempo que prestou serviços em Itatim e foi aqui que a mesma construiu família e grande parte da sua história. 

Valmar Leonel Araújo Lopes (Ademir de Oliveira Moura)

Foto: Ricardo Silva / Itatim News

Valmar Leonel Araújo Lopes, 56 anos, natural de Salvador, casado com Marilene Machado Sales Lopes, e pai das gêmeas Cicília Sales Lopes e Letícia Sales Lopes, é pastor formado em Teologia pela faculdade UNICESUMAR. Chegou em Itatim em janeiro de 2014 com sua família para residir, e fazer cumprir seu chamado ministerial como pregador do Evangelho, desde o início foi bem recebido pelos Itatienses e sempre viu esta cidade como sua nova casa.  

Passou a congregar na Igreja Batista Nova Esperança, presidida pelo Pr Everaldo Campos Assunção, amigo que o inseriu no contexto desta cidade, a qual se tornou seu lar. 

Através da UEI teve a oportunidade de se envolver nas demandas do município, participando como representante dos Evangélicos de Itatim no Comitê Executivo do Plano de Saneamento Básico, e CMDCA, nos anos 2017, 2018 e 2020 e também na Comissão de Emergência Cultural para organização, planejamento, deliberação e construção do plano de aplicação dos recursos advindos da Lei no 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc). 

Marcílio Bernabel da Silva (Robson Nascimento de Moraes)

Foto: Ricardo Silva / Itatim News

Marcílio Bernabel, nascido e criado no Rio de Janeiro, teve uma adolescência e juventude complicada, no ano de 1994 Jesus o chamou para servi-lo e servindo a Deus, tornou-se missionário, e como tal passou por muitas cidades do país, dentre estas viagens, passou pela Bahia em 1998, a qual se tornou rota missionária de vida. 

Casado a 18 anos com Doriane Reis, mudou-se para Eunápolis, depois para Vitória da Conquista, Salvador, Feira de Santana, até Deus o direcionar para a cidade de Itatim, em 16 de dezembro de 2015, a qual se tornou uma casa, um lugar de acolhimento, de unidade, onde viu também a oportunidade de suas filhas crescerem em segurança.

Juliana de Sousa Gonçalves (Nailson França de Andrade)

Foto: Ricardo Silva / Itatim News

Juliana de Sousa Gonçalves, filha de Antonio Luis de Almeida Gonçalves e Neide de Sousa Gonçalves, nasceu no Hospital Sagrada Família em Salvador, onde passou toda sua infância, durante sua pré adolescência e adolescência morou em Itaberaba, onde estudou na escola Maria Bernarda e lá finalizou todo o ensino médio, retornou para Salvador para cursar o nível superior, e lá se graduou em fisioterapia pela UNIFTC e pós graduou em Saúde Coletiva com ênfase no programa de saúde da família, adquirindo o título de Sanitarista. 

 Itatim sempre marcou sua história de vida, pois toda sua família de parte paterna reside aqui e durante sua infância e adolescência sempre vinha passar as suas férias e participar das comemorações familiares. Em 2012, através de seus primos Nadson Andrade representante político e Jilmara Andrade comerciante, foi apresentada a ex prefeita Raimunda dos Santos in memória, que oportunizou a mesma com um emprego na área de fisioterapia e em 2013 foi convidada pelo ex prefeito Gilmar Pereira Nogueira para assumir o cargo de secretaria de saúde, onde ficou até 2015. Todo esse período estreitou os laços com a população de Itatim, adquirindo a partir daí todo um conhecimento baseado na área de administração em saúde que a projetou profissionalmente para exercer essa função em outros municípios. Sua referência familiar sempre esteve relacionada ao seu avô Valdemar de Andrade, conhecido com Seu Vavá, em memória, comerciante que deixou legado e uma grande família, netos, filhos, sobrinhos, dentre estes representantes políticos e comerciantes que geram emprego e renda para o município. 

Seus pais tem residência fixa e estão domiciliados em Itatim, desde 2012, e a mesma tem enorme respeito e prazer em viver aqui. 

Galdinio Inácio Chaves (Nailson França de Andrade)

Galdinio Inácio Chaves, natural de Governador Valadares, filho de Waldete Batista Chaves e Maria Ildete Gomes Chaves, nascido em 02 de janeiro de 1970, começou no ramo de postos muito jovem, até que em certo momento foi enviado a Itatim, para trabalhar na Rede HG, após alguns anos, o mesmo se tornou supervisor da região. Nesse período conheceu a cidade, como também conheceu sua esposa, filha da terra, e após alguns anos longe, diante dos rumos que a vida deu, retornou ao município trazendo novos empreendimentos que geram emprego e renda para o povo itatiense e vem fazendo de Itatim sua nova casa. 

Jonoilson Ferreira Andrade (Nailson França de Andrade)

Foto: Ricardo Silva / Itatim News

Jonoilson Ferreira, nasceu em Riachão do Jacuípe, em 21 de abril de 1967, e veio a Itatim em 2007 para prestar serviços como policial militar, assumindo o comando do destacamento, durante alguns anos; foi aqui também que conheceu sua esposa, filha da terra, conhecida como Cleo do finado Cula, muito conhecido e querido na cidade. Hoje o mesmo é subtenente da PM aposentado, tem residência fixa há mais de 12 anos na cidade, onde construiu sua família e parte de sua história.  

Fábio Júnior Bento da Cruz (Robson Nascimento de Moraes)

Foto: Ricardo Silva / Itatim News

Nascido em 23 de junho de 1981, em Venceslau Guimarães, filho de Josuel Bento da Cruz e Carmelita Souza Santos, conheceu Itatim, quando em 1997 veio trabalhar na churrascaria do Posto Uirapuru, nesse período houve idas e vindas, mas retornou a Itatim para fazer dela o seu lar, o mesmo já prestou serviços na prefeitura e hoje trabalha na fábrica e com sonorização, e já se celebram 20 anos que reside neste lugar, sendo acolhido e bem recebido por onde passa, foi aqui também onde conheceu sua esposa Cintia Moraes Passos e construiu sua família. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo