BA tem 6 mortes por Covid-19; estado segue há 12 dias sem dados do Ministério da Saúde
Nas últimas 24 horas, a Bahia registrou seis mortes por causa da Covid-19, segundo informações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), nesta terça-feira (21).
A divulgação completa com dados do boletim, no entanto, não foi possível, pelo 12° dia seguido, por causa do ataque hacker ao sites do Ministério da Saúde, na madrugada do dia 10 de dezembro, o que afetou o registro dos casos de Covid-19 na Bahia. Os sistemas e banco de dados da pasta permanecem indisponíveis, conforme informou a Sesab.
Desde o início da pandemia, o total de óbitos é de 27.444. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde.
O boletim infográfico adaptado está disponível no site da Sesab e na plataforma online.
Ataque hacker
Com a indisponibilidade do Ministério da Saúde, todos os sistemas e banco de dados estão indisponíveis. O registro da aplicação das vacinas contra Covid-19 também foram afetados.
Um dos sistemas afetados é o ConecteSUS, o aplicativo responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, exigido para acessar locais públicos. Por ele, os relatos são de dificuldade no login, e comprovantes de vacinação que não aparecem.
Em Salvador, a prefeitura disponibiliza uma Carteira de Vacinação Digital, que é uma alternativa para comprovar a imunização. A ferramenta está disponível gratuitamente através da internet e é válida em todo o território nacional.