A Secretaria de Educação iniciou a matrícula 2021 ainda em 2020. Quem já era da rede, teve de 09 a 23 de dezembro para renovar a matrícula e garantir a vaga. A matrícula de novos alunos começou em 18 de janeiro e encerra nessa sexta (12).
Para quem busca a ingressar nas escolas municipais, precisa reunir uma série de documentos. Além do histórico, atestado ou transferência escolar (original) e duas fotos 3×4, deve apresentar: Cópia e original de: RG e CPF do aluno e do responsável; cartão de vacina do aluno. Cópia do: NIS, cartão do bolsa família, do comprovante de residência e uma pasta do aluno.
Os alunos do Geraldo Pereira, por ser uma escola militarizada, precisam apresentar um exame de sangue que indique o fator RH. Até que o Governo do Estado se posicione sobre o retorno presencial das aulas, aqui em Itatim o ano letivo começa em 1º de março, na modalidade de atividades remotas entregues aos pais/responsáveis e devolvidas para avaliação quinzenalmente.
De acordo com a Secretária de Educação Jumara Bomfim, 70% das vagas na rede municipal já estão preenchidas. Mas é preciso que as famílias abracem sua participação – fundamental – nesse ‘novo normal’. “No ano passado, todos tiveram que se adequar a esse cenário sem aviso prévio, e foi muito difícil. Famílias passaram a se encarregar do acompanhamento diário das atividades escolares, participar de vídeo aulas, uma interação maior com a escola.”
“Isso mudou a rotina de muita gente. E enquanto a modalidade presencial não for liberada pelas autoridades em saúde, a parceria com as famílias continua sendo indispensável. Afinal, o direito à educação é fundamental e constitucional, abrir mão disso não é opção” , defende a Secretária.
Quem não garantir a matrícula dentro do prazo, ficará a mercê de vagas residuais. Portanto, busque a escola mais próxima da sua casa. Ainda dá tempo!