7° edição do Suba100 acontece em Santa Teresinha, nos dias 26, 27 e 28 de maio
Nos dias 26, 27 e 28 de maio, na cidade de Santa Teresinha, Zona Turística Caminhos do Jiquiriçá, há 200 km de Salvador, acontece a 7° edição do Suba100 Challenge. A maior prova de Moutain Bike do Brasil, que reúne mais de mil atletas.
A prova que é realizada desde 2015, tem como supervisão a Confederação Baiana de Ciclismo- FBC e possui um percurso de terrenos irregulares com subida e descida, asfalto, estrada de chão e lajedo, um trecho que corta as cidades de Castro Alves e Santa Teresinha (a Terra Mãe do Suba100). Com tantos obstáculos, sem dúvidas o principal foco dos atletas que vão participar do Suba100 não é chegar nas primeiras colocações, mas sim, atravessar a linha da chegada.
A participação dos atletas no Suba100 é dividida por 17 categorias, já o Suba50 em 11 categorias. Ambas de acordo com idade, sexo e opções de SOLO e DUPLA, além das categorias especiais.
COMO ACONTECE O EVENTO
Na sexta (26), às 19h na Praça Ápio Medrado, ocorre a abertura do evento com o Congresso Técnico.
A competição possui duas etapas, no sábado (27), às 8h da manhã na Praça Ápio Medrado acontece a largada da 1° etapa do Suba100. Nessa primeira fase os atletas percorrerão 80km, passado pelo povoado do Cajueiro, Pedra Redonda, Pinturas Rupestres, estrada do Voo Livre, povoado do Boqueirão e Campo Grande até a chegada, na Sede do município.
Já no dia seguinte, no domingo (28) às 8h, quem larga na Praça Apio Medrado são os atletas da 2° etapa do Suba100 (que farão 86 km de prova), Suba50 (63 km) e do Percurso SX (35km),
Neste segundo dia os atletas passarão pela estrada do Voo Livre, Riacho das Pedras, circuito OBT em sentido a Castro Alves, pelas montanhas em direção a trilha Tocaia, povoados de Pedra Branca e Engenho onde pegarão a Trilha do Neves e sairão pela Trilha Rock Gardens até chegarem à Sede do município.
Os atletas do Suba50 irão largar juntos com o Suba100 e o percurso SX, entretanto precisam ficar atentos ao desvio sinalizado em Castro Alves, onde serão direcionados para a Trilha da Tocaia, seguindo para os povoados de Pedra Branca e Engenho onde pegarão a Trilha do Neves e a Trilha Rock Gardens até chegar à Sede do município.
Já a novidade da edição o Percurso SX (35km), é destinado para os atletas que não querem encarar um percurso tão longo. A prova vai contar com cerca de 300 mulheres com idade entre 30 a 70 anos. A categoria larga as 8h junto as demais e seguem o mesmo percurso até o Riacho das Pedras, onde pegarão um caminho diferente em direção a Pedreira, passando pela Ladeira dos Cagados, Figuras Rupestres e Pedra Redonda, até chegar a Sede do município.
SUBAKIDS
Visando incentivar a prática do esporte desde a infância, além do Challenge, no domingo também será realizado o subakids para os filhos dos atletas, moradores e visitantes. Com inscrições gratuitas e distribuição de premiações para os pequenos que completarem o percurso de 1KM (distância permitida pela Federação Brasileira de Moutaim Bike). A Largada para os atletas mirins será as 8h e 30mim.
TIMELINE DO SUBA100
A primeira edição do Suba100 foi realizada em 01 de agosto de 2015 com 179/186 atletas, naquele ano apenas 95 atletas concluíram a prova. Em 2016 foram 600 atletas, 03/07.
Em a 2017, a terceira edição do Suba100, veio com uma logística diferente, a prova passou a ser realizada em abril dia 21 a 23 de abril
Em 2018 1.600, do dia 20 a 22 de abril
2019 1.500 do dia 26 a 28 de abril
2020 e 2021 (pandemia)
PROGRAMAÇÃO DA PREFEITURA
Com o sucesso do ano de 2022, neste ano de 2023 tem como expectativa receber mais de 15 mil pessoas e a Prefeitura de Santa Teresinha preparou uma programação com muito modão sertanejo, arrocha, piseiro e sofrência para os dias de evento.
Com atrações a nível nacional e apresentações culturais, o Prefeito Agnaldo Andrade relata que a grade de atrações foi pensada para além da diversão dos santa-teresinheses e visitantes, “Estamos trazendo grandes nomes como Vitor Fernandes, Iguinho e Lulinha e Devinho Novaes. Uma festa com atrações de peso para ajudar a impulsionar e movimentar ainda mais a economia da nossa cidade. É mais renda para o ambulante, o catador de latinha, o comércio local e outros segmentos!”, disse.
O maior CHALLENGER de MTB do país, o Suba 100 reúne pessoas de diversos estados e até países já se consolidou como uma das principais fontes de renda da cidade pelo alto índice de empregos temporários, aluguéis de residências, além de lotação máxima nas pousadas e uma alta movimentação no comércio local.